Afinal, quais são as vantagens do networking empresarial?

7 minutos para ler
Ter uma excelente formação, experiências relevantes e falar vários idiomas são ótimos diferenciais. Nos tempos atuais, entretanto, isso não é mais o suficiente para garantir o sucesso na vida profissional. Para alcançar esse objetivo, é preciso combinar habilidades e conhecimentos, mantendo a prática do networking empresarial.

Ter uma boa rede de contatos é essencial para qualquer pessoa. Independentemente do cargo ou do tipo de trabalho, o networking é extremamente valorizado pelo mercado, pois abre portas para novas oportunidades e estreita relacionamentos.

De que forma ele pode influenciar o seu negócio ou a sua vida profissional? Por que você deve criar uma teia de relações agregadoras de valores? É sobre o que falaremos neste post. Continue a leitura e conheça as vantagens do networking empresarial!

A relevância de trabalhar o networking empresarial

Criar vínculos com pessoas diferentes possibilita conhecer novas perspectivas e ter novas ideias. Cada conversa é uma oportunidade para você expandir a sua rede de contatos. Por isso, não fique esperando pelas oportunidades: faça acontecer! Nesse sentido, os eventos corporativos são como um investimento.

Um bom networking não significa necessariamente quantidade, mas qualidade. Não adianta distribuir cartões de visita ou adicionar 5 mil pessoas nas redes sociais aleatoriamente. É preciso que você crie alguma conexão relevante com elas. Você pode trazer informações relevantes às conversas?

Buscar novos contatos significa uma multiplicidade de possibilidades: atrair clientes, conhecer novos fornecedores ou obter informações estratégicas que podem impactar na sua visão de negócio. Sendo assim, networking é um encontro de pessoas que podem oferecer qualidades, visões, experiências e serviços.

Se você quer mais motivos para trabalhar seu networking, continue a leitura do próximo tópico.

As vantagens de fortalecer a sua rede de contatos

Quais são os benefícios de um networking bem construído? Para as empresas, o networking empresarial é igualmente benéfico. Com ele, os profissionais descobrem novas parcerias e oportunidades de negócio, fortalecem a imagem e aumentam o seu poder de influência.

Profissionais de todas os campos passam a ter como vantagem:

  • rede de contatos útil para diversas situações, inclusive para a vida pessoal;
  • troca de experiências relevantes;
  • mais chances de ascensão profissional;
  • mais exposição no mercado;
  • ajuda de profissionais para aprimorar competências.

As melhores dicas para fazer networking empresarial

Sabendo que alimentar a sua rede de contatos é uma ação valiosa, pode surgir a dúvida de como fazer isso acontecer. Separamos algumas dicas que vão ajudar nesse processo.

Ao longo do tempo, as práticas de networking empresarial se tornarão uma parte natural da sua rotina como profissional. Confira a seguir as ações que se pode adotar.

Estar presente nas redes sociais

Felizmente, as tecnologias atuais dão aos profissionais grandes oportunidades de fazer conexões e mostrar o trabalho realizado. As redes sociais são ferramentas estratégicas para o networking.

Por meio delas, é possível entrar em contato com colegas de profissão já conhecidos ou se relacionar com pessoas que estão em outras partes do Brasil e do mundo.

É impossível não estar presente nas redes sociais, mas mais importante do que isso é saber como se destacar como profissional nelas. O LinkedIn, por exemplo, tem um enorme potencial para conexões no mercado de trabalho. É possível explorá-lo criando conteúdos valiosos que mostrem sua perspectiva e capacidade de atuação na sua área.

Espaços como o Facebook, Twitter e Instagram também devem ser usados para networking. Mesmo sendo mais informais, essas redes possibilitam um contato amigável com colegas de profissão e podem gerar conversas interessantes para ambas as partes.

Trabalhar o marketing pessoal

Para conseguir um networking proveitoso, é preciso que a outra parte também tenha interesse em manter contato. Para isso, o profissional precisa mostrar como pode agregar valor à relação.

É necessário ser visto de forma positiva pelos pares do mercado corporativo. O marketing pessoal é uma parte fundamental para uma rede de contatos sólida.

É possível transmitir uma imagem positiva como profissional ao criar conteúdos ricos em redes sociais, trabalhar a linguagem corporal e a apresentação nos momentos de contato com outras pessoas e expor, de forma equilibrada e inteligente, algumas conquistas relacionadas à carreira.

Além disso, é preciso saber que quando você investe em um marketing pessoal sólido, sua empresa também se destaca, pois o profissional leva consigo a marca empregadora.

Retomar o contato com colegas antigos

Por onde andam seus colegas de faculdade ou de empresas em que você já trabalhou? Retomar o contato com eles é uma excelente oportunidade de networking empresarial.

Manter relacionamentos saudáveis com colegas de profissão, mesmo que por vezes concorrentes, é extremamente importante para estar sempre atualizado sobre o que acontece no mercado.

Além disso, mantendo esses contatos você amplia sua rede e está sempre nas lembranças de outros profissionais em momentos de oportunidade de negócio.

Atualizar-se sobre o segmento

O mercado corporativo está em constante fluxo e transformação. A estagnação é uma grande vilã para a carreira. É necessário buscar formas de atualização sobre o seu segmento de atuação.

Além de acompanhar outras empresas e profissionais da área, um ótimo recurso é participar de palestras e cursos de atualização. Estar em ambientes de aprendizagem, além de proporcionar enriquecimento, favorece o contato com outros profissionais, ampliando sua rede de networking.

É muito comum que de turmas de pós-graduação ou MBAs saiam parcerias de sucesso para atuação no mercado. Os professores desses cursos também são fontes de informações preciosas e possíveis condutores para novas oportunidades.

Promover eventos

Você sabia que os eventos são momentos ideais para promover o networking? Os eventos personalizados geram oportunidades de negócio quando a experiência é agradável e acolhedora.

Existem várias maneiras de promover interação com troca de conhecimento: palestras, treinamentos, workshops, experiências gastronômicas, aniversários, encontros de negócios e tantas outras.

De qualquer forma, todos os tipos de evento são capazes de aproximar as pessoas, independentemente de profissão ou cargo. São novas chances de você criar relações e aprofundar as conexões já existentes.

Se você deseja realizar esse tipo de encontro para a sua empresa, busque experiências diferenciadas. Para começar, conheça o perfil das pessoas que vão participar.

O planejamento desse tipo de evento deve ser feito com antecedência, para que todos os detalhes sejam pensados com foco em uma experiência enriquecedora. Escolher um local diferenciado também é necessário, pois o espaço precisa favorecer a proximidade e o contato entre os participantes.

Vimos que o networking empresarial gera inúmeras vantagens para a carreira. Colocando em prática ações como as citadas aqui, você vai ser capaz de construir relacionamentos profissionais duradouros e de ótima qualidade. Para as empresas, o resultado será equipes mais motivadas e produtivas.

Se você gostou do nosso post sobre networking, vai aproveitar ainda mais o e-book sobre eventos corporativos. Não perca a oportunidade e baixe agora mesmo o material!

Você também pode gostar