Afinal, por que estreitar o relacionamento com os stakeholders?

4 minutos para ler

Manter o bom relacionamento com stakeholders é essencial para a expansão de qualquer negócio. No entanto, você sabe o que significa esse termo? Basicamente, refere-se a todas as partes comprometidas e interessadas com a empresa que podem ser influenciados ou não por ela. Geralmente, são representados pelos gestores, acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, investidores, órgãos governamentais etc.

Apesar de compreender a importância disso, muitas empresas se deparam com alguns desafios que, consequentemente, atrapalham a boa convivência entre as partes envolvidas.

Por isso, criamos este artigo para mostrar para você que, apesar dos contratempos, é necessário envolver os stakeholders nas ações de marketing da empresa. Quer saber mais sobre esse assunto? Então, acompanhe a leitura!

Melhora a imagem da marca perante o mercado

Ter um bom planejamento de marketing é fundamental para o crescimento de uma empresa. No entanto, para que esse recurso produza bons resultados é importante envolver os stakeholders na elaboração dessas estratégias.

Dessa forma, estabelecer uma conduta ética com todos os envolvidos reflete muito na reputação da empresa, pois quando se preza por um relacionamento mais próximo dificilmente terá que lidar com funcionários e consumidores insatisfeitos.

Fortalece o relacionamento com os parceiros de negócios

Investir em comunicação é o primeiro passo para fortalecer o relacionamento com seus parceiros de negócios. No entanto, por tratar-se de um público muitas vezes distintos é necessário definir a forma de comunicação específica para cada um.

Dessa forma, é ideal fazer um mapeamento dos stakeholders dividindo-os em grupos a fim de conhecer suas expectativas e opiniões, pois cada um terá um objetivo específico em relação à sua empresa. Sendo assim com base nessas informações é possível criar eventos estratégicos que geram satisfação entre os envolvidos.

Nesse sentido, quando você demonstra interesse em ouvir e atender a demanda dos seus stakeholders, além de gerar boa imagem para empresa, contribui para fortalecer ainda mais o relacionamento entre ambos.

Melhora a comunicação com stakeholders

Para que sua empresa tenha sucesso é primordial desenvolver a capacidade de se comunicar, ou seja, entender as necessidades dos stakeholders ouvindo seus conselhos e feedback. Em vista disso, é importante manter o diálogo de maneira ética respeitando as diversidades, expondo suas expectativas e ouvindo as opiniões dos demais.

E, com base nessa troca de experiência, é possível tomar decisões mais coerentes no qual todos ficam satisfeitos.

Gera insights para o negócio

A partir do momento que você começa a ouvir seus stakeholders é inevitável o surgimento de novas ideais, visto que cada um terá uma visão diferente sobre sua empresa. Essa ação, contribui para a tomada de decisões mais certeiras, para a inovação e, também, para a prevenção de possíveis falhas.

Há feedback sobre os produtos e serviços oferecidos

Os feedbacks são muito importantes para desenvolver melhorias e corrigir falhas. Nesse sentido, é muito importante estabelecer um relacionamento sincero com os stakeholders. Reconhecendo quando estiver errado e estar disposto a buscar medidas que solucionam o problema. Sendo assim, procure ouvir o que eles têm a dizer, retorne todos os contatos, esclareça dúvidas e, sempre que possível, atenda as mudanças que foram propostas.

Dessa forma, jamais ignore o feedback que lhe foi dado ou use um argumento não verdadeiro, pois a empresa que não assume seus erros diante dos stakeholders corre o grande risco de perder sua credibilidade perante o público. Por isso, para evitar esse tipo de situação vale recorrer aos canais de comunicação como e-mail, redes sociais, telefones e assim por diante.

Portanto, a liderança exerce um papel fundamental na identificação e criação de ações específicas que garantem o relacionamento com stakeholders. Sendo assim, é possível definir estratégias que atendam as expectativas das partes interessadas, ficando na responsabilidade do gestor de marketing o comprometimento em realizar eventos que satisfaçam todos os envolvidos.

Então, quer expandir ainda mais seu ciclo de contatos? Nos siga nas redes sociais, estamos no Linkedin, Instagram, Facebook e também no YouTube!

Você também pode gostar