Afinal, o que é gamificação e como utilizá-la na empresa?

4 minutos para ler

Você já ouviu falar ou imagina o que é gamificação? Basicamente é a aplicação de técnicas de jogos dentro do mundo corporativo, como em processos seletivos, treinamentos ou na comunicação interna.

Também conhecida como gamification, essa é uma grande tendência para a área de Recursos Humanos. Graças à tecnologia — cada vez mais presente dentro das empresas —, a estratégia já é utilizada em muitas companhias, tanto no Brasil quanto no mundo.

Para que você não fique por fora e também possa utilizar esse recurso na sua empresa, pontuamos algumas questões relevantes a respeito da gamificação. Continue a leitura deste post e saiba mais!

Qual é a importância do uso da gamificação?

Tão importante quanto saber o que é gamificação é entender o porquê do seu uso. Partindo do princípio que gamificar consiste em utilizar as técnicas de jogos, significa que pontuações, missões, objetivos, conquistas e premiações devem fazer parte das ações.

A consequência de instituir um programa que incentive e recompense os colaboradores é o engajamento. Quando uma equipe atua de maneira engajada, ela aumenta o seu desempenho e isso se reflete em resultados positivos.

Além disso, o recurso torna as atividades voltadas aos trabalhadores muito mais atrativas para todos, fazendo com que as propostas sejam mais bem aproveitadas. Sendo assim, os investimentos realizados pelas empresas tendem a ser mais efetivos.

De que maneiras utilizar a gamificação na empresa?

Para que fique ainda mais nítido o que é gamificação e a sua importância, separamos dois exemplos de aplicação para diferentes objetivos. Dessa maneira, você pode ter uma visão mais objetiva sobre o que é a estratégia.

Comunicação interna

Como mencionamos no início deste material, a gamificação pode ser utilizada em diversas atividades dentro de uma empresa, de acordo com o seu objetivo. Essa estratégia pode ser utilizada para melhorar a comunicação interna da empresa.

Um dos principais desafios de uma organização é manter o alinhamento de informações, fazendo com que elas circulem sem ruídos e que todos os colaboradores entendam perfeitamente a cultura, os valores e o que a empresa espera da sua atuação.

Aqui, é possível fazer uso de um quiz, em que os profissionais participam de um jogo de perguntas e respostas sobre o negócio como um todo e seus produtos. O ranqueamento e a premiação dos mais bem colocados fazem com que os indivíduos busquem mais informações, dominando questões pertinentes à rotina de trabalho. Além disso, promove a integração entre os profissionais.

Apoio em treinamentos

O esquema de pontos, desafios, placares de líderes e recompensas são ótimas ferramentas de apoio em treinamentos — e os recursos tecnológicos tornam esse processo muito mais interessante.

Por exemplo: é possível utilizar ferramentas como os óculos de realidade virtual para que os profissionais desempenhem algumas atividades relacionadas às suas funções. Nesse caso, uma equipe de segurança ou brigada de incêndio pode ser treinada de maneira divertida, lúdica e instigante.

Por que analisar os resultados das ações?

Realizar testes, pesquisas e acompanhar o comportamento dos profissionais após aplicar a gamificação é fundamental para avaliar se a estratégia realmente está surtindo os efeitos esperados e se colaboram para que as ações futuras sejam ainda mais eficientes.

Conseguiu entender o que é gamificação, sua importância e como as atividades propostas por esse recurso podem auxiliar nas questões internas da empresa? Certamente os colaboradores vão se sentir mais motivados e a organização vai alcançar ótimos resultados!

Continue aprendendo mais sobre as técnicas de incentivo aos profissionais! Veja o artigo que preparamos a respeito dos eventos.

Você também pode gostar