Afinal, como gerar receita em eventos corporativos?

Afinal, como gerar receita em eventos corporativos?
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Grande parte das empresas utiliza os eventos corporativos como uma forma de conseguir alavancar sua imagem no mercado e melhorar o networking — entre outros benefícios que são intangíveis. Contudo, será que é possível também gerar receita em eventos corporativos?

Bom, quem disse que não é possível tornar essa oportunidade uma chance de melhorar a rentabilidade do seu negócio? De forma estratégica, é viável alavancar os resultados e, consequentemente, o caixa da sua empresa.

A seguir, veja como gerar receita em eventos corporativos e potencialize os ganhos do seu negócio. Boa leitura!

Importância dos eventos corporativos

Os eventos corporativos são uma ótima opção para você que necessita melhorar a imagem do seu negócio e, também, estimular a motivação dos colaboradores (quando se trata de eventos internos).

Se forem bem trabalhados, favorecem inclusive o networking, as boas parcerias, a formação de novos conhecimentos e o desenvolvimento da sua área de atuação. Quer ver um exemplo? Caso seu negócio seja um grande escritório de advocacia, pode promover um seminário sobre legislação digital e a nova Lei Geral de Proteção de Dados.

Tal iniciativa é importante para que os demais profissionais da área consigam se atualizar quanto à questão e direcionem seus clientes ao cumprimento desse dispositivo legal.

Tipos de eventos corporativos

Há diversos tipos de eventos corporativos que podem ser promovidos por sua empresa. Os principais são:

  • feiras;
  • seminários;
  • minicursos;
  • workshops;
  • master classes, entre outros.

Como eventos corporativos podem aumentar os lucros da sua empresa

Jamais se pode pensar que esse tipo de evento é uma fonte de gastos desnecessários e que não é preciso investir recursos e tempo nele, sobretudo em momentos de crise. Os eventos corporativos podem gerar lucros para a empresa, se bem focados nos objetivos e bem estruturados, claro. As alternativas que tirem os clientes e a equipe da zona de conforto geralmente são muito positivas. Veja, a seguir, algumas dicas de como aumentar os lucros com eventos corporativos!

Funcionários em harmonia com a empresa

Antes de tudo, o ideal é cuidar do negócio “por dentro”, para então conquistar resultados mais eficientes, que vão trazer um retorno financeiro maior, além de satisfação pessoal e profissional com a empresa e seus valores. Ter a raiz estruturada e colaboradores dedicados vai tornar a chance de sucesso bem mais próxima, e com certeza esse é um dos benefícios de um evento corporativo. Afinal, ele pode ser focado na mensagem que se pretende transmitir.

Atenção ao mercado

Sua concorrência pode fazer um evento hoje e agregar mais valor para a marca, trabalhando tanto a parte interna quanto a externa (marca) do negócio. Portanto, é preciso projetar esses momentos/cenários de recompensa e afinidade nos diferentes pontos do ano (treinamento para vendas, aniversário da empresa, datas especiais, eventos focados etc.). O evento corporativo pode ser utilizado no anúncio de algum serviço ou produto ou, por exemplo, em parceria com alguma outra empresa.

Aumento da produtividade

Se você está bem atento ao mercado e seus funcionários estão realmente satisfeitos com a jornada de trabalho que fazem, a sua produtividade e a do empreendimento também aumentam, e se for com a utilização de formas criativas, é melhor ainda. A criatividade na gestão e os eventos sociais, em conjunto com as estratégias administrativas, são os grandes segredos para diferenciar uma empresa excelente de uma mediana.

Novos clientes

O cliente, hoje, tem muito interesse em informação. Por isso, oferecer um conteúdo que ajude o público em eventos corporativos pode ser a chave para melhorar os resultados internos e aumentar as vendas, pois as pessoas falam da marca e a divulgam de forma natural, por se identificarem com a criatividade do negócio.

Essa comunicação em eventos acaba por trazer um grande retorno para empresa, pois é o tipo de comunicação de maior confiabilidade, deixando uma marca na história da companhia.

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Formas de gerar receita em eventos corporativos

Gerar receita em eventos corporativos pode ser uma solução interessante para você que deseja, além de produzir valor simbólico, conseguir mais renda para seu negócio. Contudo, como obter esse aumento de receita e manter a qualidade da produção? Vamos mostrar algumas estratégias a seguir.

Inscrições antecipadas

É interessante oferecer diferentes planos para as inscrições antecipadas, apresentando o que estará disponível para vendas no evento corporativo. Por exemplo, ter direito às primeiras fileiras e entrar por um acesso específico são comodidades simples, no entanto, conseguem conquistar facilmente.

Ou vender bebida e comida antecipadamente, o que poupa o tempo do participante. Dessa forma, você vai ter uma excelente estratégia para ampliar as chances de comparecimento e engajar o cliente, pois ele estará comprometido financeiramente.

Valor do ingresso

Uma das formas mais utilizadas para gerar receita em eventos corporativos é a cobrança de ingressos. Além de promover receita, ela auxilia a manter um controle considerável do número de participantes, evitando superlotações.

Oferecimento de serviços VIP

Para aumentar a renda, é possível oferecer serviços diferenciados a alguns inscritos que optarem pelo ingresso VIP. Para eles, por exemplo, pode-se ofertar:

  • meet and greet com possíveis autoridades presentes no evento;
  • alimentação inclusa — além do coffee break (café da manhã, almoço, jantar, entre outros);
  • happy hour com drinks e bebidas;
  • localização privilegiada.

Busca de patrocínio

O patrocínio é uma das principais e mais tradicionais formas de obter financiamento para eventos. Entretanto, é preciso saber como prospectar a empresa certa para tal fim. Um primeiro passo é observar aquelas relacionadas com o tipo de produção. Para um evento de nutrição, opte por empresas que trabalhem com produtos nesse segmento, por exemplo.

Para facilitar as chances de conseguir uma aprovação, é preciso montar uma apresentação impecável, que deve conter os seguintes pontos:

  • detalhes do evento a ser organizado;
  • objetivos e abrangência;
  • público esperado;
  • histórico de eventos anteriores;
  • ganhos potenciais da marca com o patrocínio.

Esse último ponto é fundamental para conseguir alavancar suas chances. Afinal, se o patrocinador tem consciência de que também pode lucrar com a participação, tenderá a investir mais facilmente.

Procure sempre contatar instituições ou empresas que tenham a ver com o seu negócio, o tema do evento, a sua marca e que possam se interessar no patrocínio. Além disso, conte com uma apresentação que apresente todos os eventos já realizados, mostrando, ainda, qual a abrangência que o evento vai ter. Afinal, é importante mostrar ao possível patrocinador que ele pode ter muitas vantagens com a parceria, estabelecendo uma boa relação para ambas as partes.

Comes e bebes

Outra forma de trazer receita é com a venda de comes e bebes. Vale lembrar de que nos casos nos quais o público é menor, pode ser disponibilizado um café de cortesia. No entanto, quando o evento é enorme, isso nem sempre é possível. Portanto, uma boa ideia é disponibilizar a venda de bebidas e de comidas para os participantes, como café, água, refrigerante, pequenos lanches e biscoitos. Tudo isso, além de gerar uma boa renda, ainda é capaz de atender a uma necessidade básica do público do evento.

Venda de produtos durante o evento

É uma das formas mais práticas de conseguir aumentar seus ganhos. Ter produtos específicos do evento, voltados para o público-alvo, potencializa as oportunidades de ganho. Seu evento poderá comercializar:

  • lembranças temáticas, tais como camisas, chaveiros, canecas, entre outras opções;
  • produtos próprios da sua empresa;
  • jogos;
  • itens ou serviços de terceiros (como os patrocinadores).

Gerar receita em eventos corporativos pode ser uma ótima forma de aumentar o retorno sobre a produção, melhorando as chances de conseguir não só o sucesso em branding, mas também ganhos financeiros.

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