A importância do Copywriting
Você já ouviu falar de Copywriting, certo? Copywriting é a técnica de escrita persuasiva para as personas do seu produto ou serviço criando engajamento ou até mesmo buscando desta persona uma ação (CTA – Call to Action)
A origem do copy vem dos Estados Unidos, onde temos os primeiros copwriters reconhecidos do mercado :John Powers e David Ogilvy.
Esta técnica é muito utilizada em publicidade e marketing de conteúdo e ações de inbound marketing por sua versatilidade, já que a arte do copy é conseguir atrair a atenção da persona para determinado produto ou serviço, utilizando palavras chaves e na maioria das vezes fugindo do óbvio.
Pense bem, quantos e-mails você recebe na sua caixa todos os dias? Centenas deles, certo.
E o que faz você abrir ou não um email? Ou você conhece o remetente, empresa ou pessoa, ou o título provocou sua curiosidade. Isto é trabalho de um copy.
Esqueça as fórmulas prontas porquê de fato não existe uma técnica, como receita de bolo, para fazer um bom copy, com certeza muito estudo e paciência, teste e erro.
Algumas dicas para que você escreva copys cada vez melhores e com alto resultado de entrega
- Entenda o problema – ponto fundamental em uma copy é você entender o problema da persona e se mostrar solidário a ele. Quanto maior a conexão emocional que você fizer melhor será o resultado.
- Seja realista – ao apresentar seu produto ou serviço não escreva uma copy dizendo que você traz a pessoa amada em 07 dias ou que a pessoa emagrece 10 kg em uma semana. Copywriting é sobre falar a verdade, antes de tudo.
- Use dados – uma forma de conseguir angariar a atenção é sempre que possível se utilizar de dados que embasem sua informação, sejam dados científicos, de mercado ou mesmo infográficos. Funcionam como um selo de garantia ao seu discurso.
- Crie autoridade – Números absolutos transmitem mais segurança. No lugar de afirmar que centenas de pessoas já se beneficiaram, use um número mágico… por exemplo: Seja como uma das 1345 pessoas que já fizeram nosso curso!
- Use verbos de ação- Não esqueça de colocar o que você deseja que seu leitor faça ao final da mensagem: Baixe nosso e-book para maiores informações ou assine nossa newsletter e receba as melhores dicas do mercado de investimentos.
Enfim, copy é mais do que apenas escrever, precisa de muito treino e dedicação. Você só melhora fazendo! Leia blogs, busque referências, mas escreva muito! Todo dia! Tenho certeza que sua copy vai trazer resultados impressionantes.