5 passos para melhorar o clima organizacional da sua empresa

4 minutos para ler

Imaginem a seguinte situação: os colaboradores chegam ao trabalho e se deparam com um ambiente sujo e desorganizado. Ao sentar em sua mesa para iniciar as suas atividades, um deles olha para o lado e percebe que o seu colega está mal-humorado e só reclama da empresa. Como esperar um bom clima organizacional nesse local para garantir mais produtividade e bons resultados?

Ter atenção ao clima organizacional do seu negócio é imprescindível para otimizar o trabalho dos funcionários e, assim, maximizar os resultados. Mas, para alcançar esse propósito, é necessário desenvolver algumas ações.

Então, neste artigo, vocês vão conhecer os cinco passos infalíveis para melhorar o clima organizacional da sua empresa. Continuem acompanhando e confiram. Boa leitura!

1. Garanta um ambiente de trabalho adequado

Tudo começa pelo local de trabalho. Não vai adiantar muito ter colaboradores competentes se eles não puderem contar com um espaço adequado para executar as suas tarefas diárias. Então, é fundamental cuidar da limpeza e da organização do espaço, pois essa atitude vai otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores e melhorar o clima organizacional.

2. Mostre a importância do colaborador para a empresa

É importante prestar atenção e assimilar o que os colaboradores têm a dizer, deixando claro que eles são essenciais para a empresa. Quando um profissional pede para reportar algo, é fundamental não se distrair durante a conversa ou leitura da mensagem.

Um contato direto, mesmo que em pouco tempo, pode significar muito para a pessoa que deseja falar algo importante. Por isso, é preciso aplicar a escuta ativa. Ou seja, repetir o que foi ouvido utilizando palavras diferentes e questionando se está entendendo corretamente.

Essa prática é uma excelente ferramenta para criar o sentimento de confiança desejado e melhorar o clima organizacional. Isso vai aumentar a motivação da equipe, fazendo com que todos se sintam valorizados e importantes.

3. Elabore programas de benefícios

Seja individualmente, seja em grupo, oferecer benefícios aos profissionais que cumprirem uma meta — como aumentar o tempo de férias, diminuir o expediente em algum dia de trabalho ou, até mesmo, investir monetariamente na valorização deles — traz ótimos ganhos para o negócio. Sendo assim, desafie os colaboradores a serem melhores e ofereça prêmios ao atingirem a sua meta.

4. Cuide do bem-estar dos funcionários

É fundamental que a empresa desenvolva programas voltados para a prevenção de doenças, orientando os colaboradores quanto aos comportamentos corretos para manter a saúde mental e física.

Uma ótima ideia é convidar um profissional para visitar o local de trabalho e fazer atendimentos individualizados ou organizar palestras com orientações nutricionais, sempre prezando pelo bem-estar de toda a equipe.

5. Estabeleça metas alcançáveis

Ao estipular metas, é preciso ser sempre muito realista. Por mais que a sua empresa deseje ou necessite crescer 200% ao ano, é importante refletir se isso é realmente possível. Metas inalcançáveis podem desestimular os profissionais. Isso ocorre porque eles conhecem as dificuldades e a realidade da empresa para lidar com essas metas astronômicas.

Portanto, o ideal é realizar uma boa análise da situação econômica, das possibilidades reais e do seu mercado. Com base nisso, estipule o crescimento desejado e mostre para os profissionais que é possível alcançá-lo.

Por fim, é importante também contar com uma comunicação transparente entre líderes e equipe. A comunicação faz parte de um eixo essencial para conquistar a melhoria do clima organizacional. Quando os processos de comunicação são flexíveis e transparentes, as pessoas se sentem confiantes e compreendem os objetivos da empresa, contribuindo para atingir as metas.

Outra vantagem da comunicação relacionada à melhoria do clima organizacional é o fato de ela facilitar o entendimento dos processos de trabalho, o que evita a perda de tempo na execução das tarefas. Aplicando essas dicas, vocês vão agregar benefícios essenciais para melhorar o desempenho e tornar o seu negócio ainda mais competitivo.

E aí, gostaram deste post e querem continuar aprendendo no nosso blog? Então, aproveitem a visita e baixem o nosso e-book “Guia prático: saiba como fazer a gestão de clima organizacional do seu negócio”!

Você também pode gostar