5 particularidades que todo mundo precisa saber sobre o home office

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De repente, não mais que de repente …foi assim que muitas empresas migraram suas operações e seus funcionários para o home office este ano.  O trabalho home office foi incorporado por 46% das empresas durante a quarentena no Brasil, segunda a FIA – Fundação Instituto de Administração com 5 particularidades.

Segundo o mesmo estudo da FIA, 50% das empresas que aderiram acreditam que a experiência com o teletrabalho superou as expectativas e 34% estudam manter o home office após a pandemia.

Para algumas poucas empresas que já vinham planejando isto há algum tempo ou para aquelas que já trabalhavam com operações hibridas, com parte do tempo home office e parte no escritório, a transição foi mais bem-sucedida. Mas fato é que a grande maioria das empresas não tinha uma operação estruturada para a transição, e sem o devido planejamento houve algumas falhas durante o processo.

Uma transição acelerada provocou dificuldade no manejo de novas ferramentas de comunicação, baixa familiaridade em se adaptar a ambientes virtuais, problemas comportamentais com o home office e dificuldade com a atuação remota das áreas de TI.  A maioria das empresas já passam por um plano de melhorias para performar melhor neste ambiente. E nós aqui no Experience vamos lhe ajudar com algumas dicas importantes:

PRATIQUE A AUTO-DISCIPLINA – o mundo está te chamando: celular, redes sociais, internet, filhos, animais domésticos, família e uma dezena de coisas que já aconteciam na sua casa antes de você descobrir como é viver 24 horas dentro dela. Portanto, disciplina e um espaço dedicado ao seu escritório são fundamentais. Outro ponto a se considerar é o risco de um profissional estender a jornada diária, já que não precisa se locomover para ir e voltar do trabalho e isto a longo prazo também será prejudicial.

BUSQUE O SEU AMBIENTE IDEAL. – Apesar do termo “home office”, o colaborador não necessita especificamente trabalhar de casa. Muitas vezes por problemas com uma conexão ruim, ou o excesso de pessoas na residência o profissional pode preferir por atuar num coworking, por exemplo. Uma curiosidade é que alguns hotéis criaram espaços para que seus hospedes possam trabalhar durante a estadia, garantindo assim tranquilidade para o trabalho enquanto a família usufrui do lazer.

VOCÊ TEM DIREITOS ESPECÍFICOS – Nossa legislação já fez algumas adaptações para este novo cenário e uma destas mudanças se refere ao pacote de benefícios, já que não tem muito sentindo pagar vale transporte para uma pessoa que vai exercer a atividade de casa.  As empresas também perceberam a necessidade de se adaptar e oferecer novos benefícios como: terapia online, recreação para crianças, vale-internet, cartão alimentação em substituição ao vale-refeição, por exemplo.

MANTENHA A INTERAÇÃO ENTRE AS EQUIPES – um aspecto negativo inicial nesta mudança foi a perda de contato entre os colaboradores. Acostumados a troca de ideias e interações como em happy hours, almoços, cafés, a socialização acontece de forma natural, criando novas conexões e trazendo aprendizado para todos. Quem nunca descobriu uma falha em um projeto no meio de um café? Para isso, invista em plataformas de comunicação, lives, convenções online, happy hours e reuniões virtuais.

RESPEITE SEU PERFIL – Nem todos se adaptam ao home office. Pessoas com alto nível de socialização e que costumam trabalhar de forma mais colaborativa podem sentir a falta deste contato diário com o time. Muitas empresas estão trabalhando com cenários que possibilitam ao empregado atuar alguns dias por semana no escritório.

O Experience Lounge entende este momento e tem um cardápio de experiências especiais que com certeza poderão atender as necessidades dos seus colaboradores, criando um ambiente favorável a interação. Nossos consultores são especializados em gente!

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