5 dicas para estimular o desenvolvimento de competências dos colaboradores e funcionários

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Em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo, é fundamental que as empresas consigam incentivar a produtividade dos seus funcionários. Nesse cenário, o desenvolvimento de competências dos colaboradores requer planejamento, organização e pode ser diferencial na performance do time. 5 dicas para estimular o desenvolvimento de competências dos colaboradores. Para obter o máximo de desempenho dos seus colaboradores, é muito importante que os gestores das empresas adotem algumas iniciativas como treinamentos constantes, e um acompanhamento da equipe visando a melhoria das relações interpessoais. Neste post vamos mostrar. Acompanhe!

1. Promova treinamentos para os colaboradores

Proporcionar aos colaboradores a oportunidade de adquirir conhecimentos e compartilhar novas experiências é essencial para o desenvolvimento de competências. Na organização interna de uma empresa, é muito importante promover a qualificação das equipes. Isso vai permitir que os colaboradores aumentem sua produtividade individual e que as diversas áreas melhorem suas performances. Além disso, é recomendável fazer treinamentos externos e em locais diferenciados

2. Incentive o autodesenvolvimento

É fundamental que todos os profissionais que trabalham em algum negócio tenham consciência daquilo que estão fazendo de errado ou que podem melhorar. Por isso, gestores de empresas precisam estimular o autodesenvolvimento de seus colaboradores com o objetivo de incentivar uma autoconscientização das tarefas que precisam ser realizadas.

3. Estimule o aprimoramento das relações interpessoais

Conhecer os colaboradores que trabalham na mesma empresa é uma medida muito importante para o desenvolvimento de competências. Isso pode ser feito dentro do ambiente profissional, mas é preciso estimular o aprimoramento das relações interpessoais em horários de lazer, confraternizações, horários de almoço e eventos de uma maneira geral. Esse processo vai permitir que as pessoas se conheçam cada vez mais, entendam suas necessidades e compartilhem novas soluções de problemas. Isso faz com que as competências sejam desenvolvidas e a produtividade aumente.

4. Desenvolva o trabalho em equipe

Aprender em grupo é muito mais fácil do que ter que fazer tudo sozinho. Desenvolver o trabalho em grupo possibilita que os profissionais de uma empresa consigam compartilhar e conhecer novas experiências, além de aumentar a produtividade. Isso incentiva os colaboradores e estimula o desenvolvimento de competências internamente.

5. Dê feedbacks claros e objetivos

Todos os profissionais de uma empresa, independentemente do cargo, gostam de ter seu trabalho valorizado e com a sensação de que podem contar com seus gestores para tudo. Oferecer feedbacks claros e objetivos aos colaboradores do seu negócio permite que eles melhorem seus desempenhos, percebam possíveis erros e desenvolvam suas competências. Bom trabalho!

RECURSOS HUMANOS

Gestão por Competências é um sistema da área de Gestão de Recursos Humanos desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno a um negócio, identificando os pontos de excelência e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento. Um modelo de gestão de competência sempre terá um viés conceitual e deverá ser de difícil mensuração, mas na medida em que o processo de identificação dos perfis for avançando, melhor será conduzir o gerenciamento.

COMPETÊNCIA

Competência, em administração, refere-se à posse, por parte de um indivíduo ou de uma organização, das características necessárias para se realizar uma determinada atividade. A competência integra as diversas dimensões humanas quando se trata de desenvolver uma atividade. A ação humana envolve o atendimento de necessidades, tais como desejos, emoções, tarefas de trabalho, alimentar-se, e isso incentiva a criação de conhecimentos e habilidades.

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