4 estratégias de como aumentar a geração de leads B2B da sua empresa

geração de leads B2B
4 minutos para ler

Estão em busca de novos clientes? A baixa e a alta geração de leads B2B é, sem dúvidas, o verdadeiro calcanhar de Aquiles das vendas complexas. Até porque é bem comum oferecer serviços e produtos direcionados a nichos de mercado extremamente restritos. Pode ser bastante desafiador gerar leads certeiros para atingir o decisor dentro das empresas que têm fit com a sua oferta.

Gerar leads em vendas complexas B2B significa ir à procura do contato de pessoas que detêm poder de decisão dentro das organizações com perfil de cliente. A empresa que gera leads alimenta o processo comercial, fornecendo contatos para que o vendedor possa ganhar o ‘sim’ tão importante que leva ao contrato.

Agora vocês vão conhecer as 4 principais estratégias de geração de leads B2B! Continuem acompanhando e aproveitem! Boa leitura!

1. Promover eventos de negócios

Os eventos de negócios podem ser um excelente canal de geração de leads B2B. E mais do que isso, uma forma para construir a marca, criar reputação na área em que atua e crescer a empresa.

Imagine as pessoas indo ao seu evento e descobrindo um pouco mais sobre o seu negócio, por meio de uma apresentação, palestra ou porque a sua marca está promovendo aquele encontro que reuniu variados assuntos e profissionais importantes.

Vocês podem iniciar com eventos menores como happy hours, meetups ou workshops e convidar alguns profissionais ou parceiros de peso do mercado em que sua marca está inserida.

2. Investir em campanhas de mídia paga

Um modo bastante eficiente para promover conteúdos para geração de leads no B2B é criar campanhas e links patrocinados. Atualmente, as principais ferramentas usadas no mercado são Google adwords e Facebook ADS.

2.1. Google Adwords

Trata-se de campanhas de PPC (Pagamento Por Clique) do Google, nas quais você faz a “compra” de determinadas palavras-chave, pagando apenas quando um visitante clicar em seu anúncio. Uma dica valiosa é comprar palavras-chave que tenham relação com os seus produtos e serviços e direcionem os cliques para uma landing page com ótima conversão.

2.2. Facebook ADS

O Facebook ADS funciona por meio da exibição de anúncios para pessoas de um grupo ou conjunto específico. A dica é criar anúncios visuais relevantes para promover seus conteúdos dentro da rede social. 

3. Desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo

É o cliente quem busca por soluções para seus problemas e de seu negócio, e nesse caminho, encontra serviços e produtos que possam ajudá-lo. É bem provável que vocês, antes de chegarem a este texto, fizeram algumas buscas e acabaram parando por aqui.

E é exatamente aí é que entra o marketing de conteúdo, a partir de informações interessantes, vocês vão atrair clientes em potencial para seu blog ou website, e consequentemente mais leads.

4. Utilizar o LinkedIn a favor da empresa

Os grupos no LinkedIn apresentam maior relevância e um maior engajamento dos participantes. Busquem grupos relacionados ao segmento de seus clientes, peçam para participar e compartilhem seus conteúdos. Lembrem-se de que o seu conteúdo deve ajudar os seus prospects e não apenas parecer algum tipo de inutilidade ou spam no grupo. 

Por fim, é preciso traçar uma estratégia de qualificação de leads para guiá-los da melhor forma no funil de vendas. Gerar leads é somente a primeira parte do trabalho. Mas o que é qualificar leads? É verificar se são prováveis compradores dos seus serviços ou produtos e se vale a pena mantê-los no funil de vendas.

Fazendo isso, os seus vendedores não vão perder tempo com leads que, futuramente, vocês vão perceber que não se encaixavam em seu perfil de clientes. Há várias técnicas para isso, sendo que uma das mais conhecidas é a BANT, que consiste em se verificar se o lead tem:

  • Budget (orçamento) para realizar a compra;
  • Autoridade para fechar o negócio;
  • Necessidade real de sua solução;
  • Tempo razoável para decidir.

Enfim, saibam que não há uma receita de bolo quando se fala da geração de leads B2B. Então, testem todas as possibilidades e analisem o que traz mais resultado para sua empresa!

Gostou do texto e quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então aproveite e assine a nossa newsletter para receber as atualizações na sua caixa de entrada!

Você também pode gostar