4 erros imperdoáveis na comunicação para eventos internos
A falta de comunicação para eventos gera problemas internos sem precedentes. Já uma troca de informações efetiva não só facilita o operacional como permite um clima mais agradável, o que por si só já é uma grande vantagem, certo?
Vale destacar, nesse contexto, que erros simples e bobos contribuem com cenários complicados, prejudicando a organização do evento. Por isso, reunimos a seguir algumas falhas que podem resultar no fracasso do empreendimento e que devem ser evitadas. Confira!
1. Esquecer de compartilhar o briefing
Quem atua no mundo da comunicação sabe da importância do briefing, que nada mais é do que um conjunto de dados e informações relevantes para a execução de um projeto ou trabalho. Fica evidente, nesse cenário, que a falta desse documento pode gerar não só um falha na comunicação, mas também do entendimento dos colaboradores em relação ao que se espera do evento.
Por isso, é importante fornecer esse material antecipadamente para a equipe. Assim, todos os colaboradores se alinharão em relação ao evento e, claro, ao trabalho que precisa ser desenvolvido — o time compartilhará os mesmos objetivos.
2. Não realizar feedbacks
Como saber se o trabalho está correto se ninguém emite um parecer — nem negativo, nem positivo? Perceba, nesse contexto, a importância de oferecer um retorno sobre a ação executada.
Lembre-se de que a falta de feedbacks deixa os colaboradores “no escuro”, sem saber como proceder em algumas situações. Em contrapartida, a opinião dos gestores é capaz de melhorar a performance do time, uma vez que ele terá instruções para alterar os pontos que precisam ser aprimorados.
3. Abrir mão de uma liderança ativa
Um bom líder é capaz de inspirar os colaboradores. Ele consegue despertar o melhor de cada, fazendo com que o time se torne unido e disposto. Além do mais, o líder faz com que a equipe o siga naturalmente. Por isso, a falta de uma liderança efetiva durante o trabalho é prejudicial.
O ideal é apostar em um profissional que consiga orientar os colaboradores, bem como ajudá-los a realizar as tarefas mais complexas — mas não é só isso. É preciso de alguém que saiba escutar e intermediar possíveis conflitos.
4. Dispensar novas ideias
Quem atua diretamente na organização dos eventos, possivelmente, terá ideias atrativas — tanto para melhorar a experiência dos convidados como para otimizar os processos. Por isso, não cometa o erro de dispensar as ideias dos colaboradores.
Ouça, com atenção, o que eles têm a falar e absorva bem o conteúdo. Talvez, essa seja a oportunidade de inovar o evento, conseguindo atrair um público ainda maior, além de se tornar referência na área.
A comunicação para eventos é um dos pilares de qualquer organização. Além do mais, ela ajuda a alinhar as ideias e objetivos, contribuindo de forma geral para o sucesso do empreendimento. Por isso, reserve um tempo para conversar com a equipe e deixar tudo bem transparente, incentivando a troca de informações constantemente.
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