4 dicas para aplicar uma pesquisa de clima utilizando o eNPS

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Aplicar uma pesquisa de clima utilizando o eNPS é um verdadeiro divisor de águas em uma empresa. Isso acontece porque o método ajuda a medir a satisfação tanto de funcionários quanto de clientes de maneira objetiva.

O NPS (Net Promoter Score) se utiliza de uma pergunta chamada “definitiva” para fazer um cálculo que identifica o sucesso do trabalho. A ideia costuma ser bastante simples e não deixa a eficiência de lado, já que o questionário tende a ser compacto, com foco em engajar os envolvidos.

O segredo, nesse caso, está em saber avaliar as respostas de acordo com os objetivos da empresa para encontrar soluções inovadoras de gestão. Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar 4 dicas para aplicar uma pesquisa de clima bem-sucedida. Acompanhe!

1. Explique o eNPS aos colaboradores

Apesar de ser uma tendência ao redor do mundo, esse tipo de pesquisa ainda é pouco conhecida no Brasil. Para alcançar melhores resultados, você precisa explicar aos colaboradores como funciona o eNPS.

Saber o quanto seu negócio pode ser recomendado pelo público determina a estratégia usada na abordagem, ao mesmo tempo que ajuda a reconhecer tanto os pontos fortes quanto os fracos. O mais importante está em usar os dados colhidos como uma maneira de criar um relacionamento de confiança, que faz muita diferença nos números.

Entretanto, sem um alinhamento no trabalho, os funcionários ficam desmotivados, e todas as ações se tornam grandes fracassos. Use o método para avaliar a produtividade interna com foco em aprimorar a gestão de pessoas sem deixar de lado a transparência.

2. Estabeleça a frequência de atuação do método

O método — que ficou muito conhecido ao ser usado pela Apple, nos Estados Unidos — consiste em aplicar perguntas realizadas de forma anônima, que direcionam o andamento do trabalho em diferentes vertentes.

Quando usadas para testar o clima dentro da equipe, a empresa pode escolher o formato que considerar mais adequado — que varia entre uma questão de abrangência geral ou uma série de questões pensadas conforme os objetivos da pesquisa.

Dessa maneira, estabelecer a frequência de atuação do eNPS deve ser uma das prioridades na hora de usar esse sistema. Esse tipo de decisão costuma variar de acordo com o perfil de cada negócio e suas necessidades de crescimento. No entanto, a maioria das companhias aplica de modo mensal.

3. Elabore as perguntas

O principal fator quando falamos de eNPS é ter um procedimento simples e direto, que sirva como uma forma de engajamento. Atente-se especialmente ao comprimento do questionário e defina-o de acordo com o perfil dos funcionários ou do público ao qual a pesquisa será aplicada. Veja, a seguir, sugestões de tópicos entre as perguntas.

  • Ambiente de trabalho: em uma escala de 0 a 10, quanto você considera sua empresa como um bom local para trabalhar?
  • Liderança: em uma escala de 0 a 10, quanto você considera o seu gestor uma figura positiva durante o desempenho das funções diárias?
  • Qualidade do produto ou serviço: em uma escala de 0 a 10, qual é a possibilidade de recomendar nossos produtos ou serviços para amigos ou familiares?

4. Calcule o eNPS

Com as notas em mãos, é necessário dividir os colaboradores em três grupos: promotores, neutros e detratores. A partir disso, fica muito mais simples saber quantos vestem a camisa da empresa de maneira genuína, com a intenção de identificar a necessidade de aplicar novos treinamentos ou reajustes nos métodos de trabalho.

A fórmula aplicada para chegar a esse resultado é muito simples:

eNPS = % de promotores – % de detratores

O resultado tem base no número de colaboradores promotores menos a porcentagem de colaboradores detratores.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a compreensão do resultado. Ao saber avaliar tudo conforme as diretrizes do método, será possível compreender em qual grau sua empresa está.

Agora você sabe como aplicar uma pesquisa de clima usando eNPS. O mais importante, em uma situação como essa, é usar os resultados da análise para criar planos bem elaborados na hora de conquistar o engajamento dos funcionários. Com uma empresa harmoniosa internamente, os resultados positivos chegam em pouco tempo.

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