2021 – O escritório mudou de lugar
Como será 2021?
Das descobertas de 2020 podemos falar sobre as novas relações das empresas com seus empregados e a forma como o trabalho é realizado.
Nesta corrente de discussões entra o conceito de lugar. Afinal estar no escritório, trancado, é mais ou menos produtivo do que estar em um ambiente agradável e estimulante?
Pensando nisso, algumas consultorias realizaram a pesquisa Anywhere Office como uma forma de entender este novo caminho.
A primeira descoberta, comprovada pelo mercado imobiliário, é que as pessoas buscaram mesmo em casa criar espaços de trabalho. Num primeiro momento a visão de escritório tradicional e a forma pré-concebida de trabalhar, foi a busca dos colaboradores. A venda e locação de móveis de escritório, melhorias nos planos de internet e outros acessórios que deixaram a casa como extensão do ambiente corporativo.
Mas passada a primeira onda, onde precisamos nos adaptar rapidamente, veio a pergunta: E porque não? Se o trabalho é remoto, não importa onde eu esteja, contanto que o trabalho seja feito, certo?
E nesse sentido cresceu a busca por casas no litoral ou interior e até mesmo hotéis que perceberam aí uma oportunidade e passaram a ofertar esta comodidade. Afinal nada impede de entregar o relatório e aproveitar um home office com a vista do mar.
Para este ano a tendência home office deve continuar, mas já se pensam em algumas alterações. As empresas pesquisadas afirmaram ter um ganho de 94% em produtividade, então porque não buscar algo novo?
A busca por novas jornadas tem sido um caminho para 2021: Jornada híbrida, modular ou disruptiva.
Na jornada híbrida o profissional atua algumas vezes por mês em casa, fora do escritório. Já na jornada modular o profissional fica 1 ou 2 meses do ano trabalhando de qualquer parte. A jornada disruptiva talvez seja a mais desafiadora, porque o colaborador não tem contato com a empresa de modo físico. E pode realizar sua atividade de qualquer lugar. Existe aí um comprometimento com os resultados e uma relação de maturidade e confiança!
Como sempre dissemos, nem todos os perfis se adaptam a todos os modelos de trabalho, mas com todo o suporte da tecnologia podemos dizer que o trabalho como conhecemos vai evoluir e o processo de evolução acontece tanto nas empresas quanto nos colaboradores.
Bem-vindo ao futuro do trabalho!