05 erros que você não deve fazer na sua campanha de incentivo

campanha de incentivo
3 minutos para ler

No começo do ano muitas empresas realizaram suas Convenções de Vendas e suas equipes saíram motivadas, prontas a vencer todos os desafios. Passados alguns meses aquela motivação inicial pode diminuir para alguns, por isso vale a pena investir na motivação da equipe e uma das formas de conseguir resgatar a energia inicial é promover uma campanha de incentivo.

O que a princípio pode parecer fácil é sempre um desafio para as empresas e muitas delas acabam cometendo pequenos erros que acabam por não trazer os resultados esperados.

Por isso vamos dar algumas dicas para que você não caia na armadilha:

  • Premiar os melhores vendedores.

Todo mundo sabe quem são os “caras” das equipes de vendas, normalmente possuem têm mais tempo de empresa, trabalham com as melhores contas, ou seja, a chance de despontarem com resultados significantes é sempre maior, o que acaba não gerando motivação da equipe para ir em busca do prêmio.

  • Metas iguais para todos.

“Todo os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que os outros”. Esta frase de George Orwell mostra que não existe uma igualdade. Por isso é fundamental considerar todos os pontos no momento de criar as regras. Um exemplo clássico quando se trata de lojas de varejo por exemplo é não considerar pontos essenciais, como localização: o varejo de rua sofre impactos diferentes de lojas que ficam nos shoppings.

  • Usar a maior parte da verba para um único prêmio

Quem não quer ir para Disney, viagem de férias em Cancun, ou um final de semana em um resort com a família? Porém neste caso a maior parte da sua verba integral será investida em um único prêmio. O ideal é você criar uma campanha principal, que não consuma toda sua verba, mas também campanhas menores, que dão suporte a sua estratégia durante todo o ano e ampliando a oportunidade para mais ganhadores.

  • Focar somente em prêmios financeiros

Dinheiro na mão é vendava! A sensação de receber um bônus é excelente, mas no mesmo momento o dinheiro vai para pagar contas, acertar dívidas e acaba não gerando lembranças positivas. Criar memórias é sempre uma boa forma de premiar seus funcionários, como um participar de um evento diferenciado com uma experiência exclusiva. Que tal participar de uma aula de culinária com um MasterChef ou um happy hour com um mestre cervejeiro?

  • Falta de transparência

Uma boa campanha de incentivo tem que ter regras claras, que englobem todos os participantes de forma igualitária. Quando existe a falta de transparência nas regras pode parecer aos envolvidos um jogo de cartas marcadas, onde alguns mais próximos a diretoria ou a equipe de marketing terão maior oportunidade de atingir o resultado gerando assim desmotivação e falta de engajamento.

Existem diversas empresas que podem ajudar você a criar campanhas de incentivo para motivar sua equipe. Use da expertise delas para garantir que sua campanha realmente tenha o impacto esperado por todos e alcance os melhores resultados.

Você também pode gostar