05 dicas para o sucesso da sua campanha de incentivo
Todo ano o time de Marketing tem o desafio de criar uma campanha para seus clientes, equipes de vendas e outros públicos, que possam ser impactados por estas ações.
A criação de uma campanha de marketing de incentivo é uma ótima maneira de atrair e reter clientes. Porém, não é simples. Assim como todas as atividades de marketing, é necessário realizar um bom planejamento para que sua Campanha seja um sucesso, dentro e fora da empresa.
Defina seu budget.
Apesar de óbvio, muitas empresas ficam tão animadas com a ideia de premiar que esquecem de considerar todos os pontos para realizar esta premiação. Uma viagem a Disney é muito legal, mas quanto a empresa precisa investir para poder realizar esta premiação? Os valores gerados pela campanha serão suficientes para cobrir os custos? O prêmio é interessante para o seu público e capaz de gerar engajamento
Comunicação
Uma das bases para uma campanha de incentivo ser um sucesso é criar uma comunicação clara e principalmente um regulamento. Afinal “a regra é clara” é um dos mantras de qualquer atividade que envolva seus clientes, seja uma Campanha de incentivo, um sorteio ou qualquer outra iniciativa.
Comemore pequenas conquistas.
Tão importante quanto criar uma campanha de incentivo e manter o engajamento dos participantes. Campanhas anuais com certeza precisam ter pequenos pontos de chegada para criar o engajamento. Se o prêmio final for uma viagem, por exemplo, você pode dar um jogo de malas para os melhores resultados no 1o. trimestre, algo sempre alinhado ao prêmio final.
Redes Sociais
Crie hashtags para marcar sua campanha. Promover ações utilizando as redes sociais, é uma excelente ferramenta e com fácil acesso. Além de ser possível impactar outros públicos. Fundamental para este tipo de ação é ter um gestor de comunidades que possa acompanhar e gerar relatórios para que seja possível entender o andamento das ações e seus impactos.
Reavalie seus KPIs.
No mundo perfeito do marketing, podemos criar a melhor das campanhas que acabam não funcionando como nós imaginávamos quando colocamos no ar. Ou seja, vale o eterno mantra: reavaliar sempre.
Fique atento a estes detalhes e tenha a certeza que sua campanha de incentivo será um sucesso.