05 dicas para a mediação de conflitos
Uma questão delicada ainda quando pensamos em liderança é sobre a mediação de conflitos. Não adianta acreditar que seu grupo está o tempo todo remando junto, porque esta não é a realidade. Conflitos existem e são extremamente positivos para o amadurecimento do time, afinal quem quer só aplausos não vai encontrar seus próprios erros, capaz de ajudar na evolução do profissional.
A questão é como mediar estes conflitos de modo que todos saiam dele de forma positiva e com aprendizado.
- Entenda o conflito
O primeiro passo para mediar um conflito é a compreensão. Não adianta buscar uma solução para o que não se conhece, ou seja, o tema do debate e sua origem: problema pessoal entre os membros da equipe ou um processo que precisa ser melhor esclarecido.
- Não terceirize a responsabilidade.
Muitos líderes quando se encontram nesta posição tendem a terceirizar a solução, mas fato que mediar conflitos da equipe é responsabilidade do líder direto. Caso necessário é possível pedir suporte ao RH. O líder é quem conhece melhor as partes envolvidas e o tema em questão para dar o melhor andamento.
- Empatia
Trabalhar a empatia entre os seus liderados é importante para estes momentos, onde é necessário exercitar a compreensão do outro. E isto não acontece de modo autocrático, empatia precisa ser desenvolvida durante todo o tempo para ser utilizada em momentos como este. Realizar experiências corporativas é importante não só para treinar esta soft skill, mas também para ter a oportunidade de utilizar o aprendizado em momentos como este.
- Seja racional
O mais difícil em algumas situações para o líder é manter a racionalidade para fazer esta mediação. Em casos onde acontece uma discussão, ou mesmo alteração de ânimos, o gestor tem que ser o mais racional possível para esfriar os ânimos, entender a questão e encontrar uma solução. Ser omisso na solução de um conflito é o pior caminho para um gestor.
- Estimule o diálogo
O melhor caminho é o diálogo, sempre. Por isso atividades de motivação e dinâmicas corporativas são importantes para criar pontos de conexões entre as pessoas. Nem sempre é possível criar este relacionamento no dia a dia da operação, por conta das atividades e muitas vezes o trabalho híbrido também não permite este tipo de interatividade.
Experience Lounge possui uma série de atividades em seu cardápio de experiências que podem atender com sucesso o objetivo de integrar o seu time, trabalhando as habilidades necessárias para o dia a dia da operação.
De qualquer modo, lembre-se que fazer um bom gerenciamento de conflitos exige uma postura de liderança por parte do gestor. Existem muitos livros e cursos sobre o tema. Vale a pena conhecer.